Think Pair Share

A "arte de aprender"​ através da experiência
Quarta-feira: 01 de setembro de 2021.

Muita coisa está mudando e compartilhar conhecimento já faz parte do nosso dia a dia, e levo sempre em consideração, no momento de planejar novos cursos e workshops é um momento decisivo, porque não depende, somente do que eu quero entregar, mas de como eles irão reagir diante da motivação e prontidão para aprender. E, é muito legal a reação dos meus clientes, porque para mim, a aprendizagem de algo é uma arte, a arte de “aprender algo” e de como você deseja aprendê-lo. Mas, antes de apresentar qualquer proposta de trabalho, conscientizo primeiramente os meus clientes, da real necessidade de aprender para atingir determinada meta.

Os adultos por exemplo, já possuem o seu próprio “autoconceito” formado, quer dizer que tem autonomia suficiente para tomar as suas próprias decisões. Seja ela, buscar novas possibilidades profissionais, novas formas de relacionamento, novas amizades, cursos etc... Dessa forma, desenvolvem uma profunda necessidade psicológica de serem vistos e tratados pelos outros como capazes de se “autodirigir”.
O quer dizer que, o papel das experiências ao longo da vida é a base para qualquer aprendizado. Os adultos se envolvem em uma atividade educacional com um volume maior de experiências e expectativas diferentes em relação aos mais jovens. Simplesmente, por terem vivido mais, eles acumularam mais experiências, o que acarretam consequências para a educação e consequentemente, aumento das expectativas. Se entendermos que qualquer grupo de adulto apresenta uma amplitude maior de diferenças individuais, é mais heterogêneo em termos de formação, estilo de aprendizagem, motivação, necessidades, interesses e objetivos do que um grupo de jovens, saberemos que os recursos mais ricos para cada tipo de aprendizagem estão nos próprios aprendizes adultos. Aí chegam alguns alunos e perguntam: Qual problema vou resolver com isso? O que você quer que eu aprenda?
E para você, quais são os fatores motivacionais que te impulsionam para fazer um novo curso: recolocação profissional, viagem, autoconhecimento, busca de melhores oportunidades?
Alessandra Souza-Kunzmann é co-fundadora da Think-Pair-Share Consultoria de Idiomas, atuou com assistente de projetos em empresas na Alemanha e customer attendant na Inglaterra e atualmente presta consultoria voltada para Gestão do Conhecimento em Pequenas e Médias empresas no Brasil.

Think Pair Share

COMECE A PENSAR EM OUTRO IDIOMA.

A Think-Pair-Share oferece uma série de cursos de Inglês, Alemão e Português para estrangeiros que fará  você interagir, trabalhar e se conectar em outra língua.

FALE CONOSCO

sua mensagem será respondida mais breve possível, obrigado pelo contato.

Think Pair Share

Rod. José Carlos Daux, 8600 - Sala 3, Bl:7
Santo Antônio | Cep: 88050-000
Florianópolis - SC

CONTATOS:

contato@thinkpairshare.com.br
Whatsapp: (48) 99999-6752

Fale Conosco pelo WhatsApp