Think Pair Share

O jeito de fazer carreira já está mudando e existe um momento certo para essa transição?

Mudanças de carreira podem acontecer de maneira inesperada ou planejada, depende da sua escolha, e de como você gerencia essa transição. Porém, seja qual for a motivação para mudar de profissão, ela deve ser enxergada sempre como uma nova oportunidade de crescimento profissional e pessoal. 

Encare a transição como uma nova oportunidade na sua vida e não cometa os mesmos erros do passado.
Há uma nova onda de profissionais atuantes no mercado, buscando novas alternativas de fazer carreira: vemos pessoas no modelo tradicional (CLT), que são as que trabalham com afinco e persistência, mesmo diante da pandemia e continuaram nos seus postos de trabalho garantindo um futuro tranquilo e sem imprevistos financeiros e o de freelancer ou melhor os autônomos, que são profissionais que realizam a mesma função de um funcionário normal dentro de uma empresa. Mas o que está se tornando mais comum no mercado são os empreendedores. São profissionais que são capazes de criar novos produtos usando a sua capacidade criativa.

E agora vale a pergunta, qual o seu real motivo para uma mudança profissional?
Para os que já estão no mercado e precisam se “reinventar”, quer dizer aproveitar melhor o seu tempo para se qualificar profissionalmente. A hora é agora.
Quais seriam as habilidades que trariam impacto na sua carreira atualmente? Ainda é cedo para falar, mais provavelmente a nova carreira internacional seria formada por reuniões em inglês e contatos mediados pela tecnologia.” Isso vai gerar menos benefícios para o profissional, que não terá a mesma imersão em uma cultura diferente, mas poderá aumentar a chance de ter mais pessoas de diferentes nacionalidades trabalhando na mesma empresa”, afirma Bjorn Hagemann, sócio da Consultoria Mckinsey. O que implicará uma demanda crescente da língua inglesa nos processos de negociação dentro das empresas.

É o momento ideal para mudar de país com a família para ter uma carreira internacional?
Num planejamento a longo prazo, é o momento sim, ideal para buscar opções de emprego disponíveis no exterior, tanto quanto opções de visto, moradia e matrícula dos filhos numa escola. Mas o mais importante sobretudo é se questionar se estou motivado em mudar de país e enfrentar os desafios dessa experiência, traçando objetivos concretos, entendendo a razão da mudança e principalmente o custo dela. E que a chave do sucesso para a mudança para outro país, está na aprendizagem de uma outra língua, na sua aplicabilidade e contextualização através de situações vivenciadas no cotidiano do indivíduo, no desenvolvimento do vocabulário, gramática e também na linguagem funcional. Aprender línguas estimula a criação de novas oportunidades de trabalho e networking interessantes do ponto de vista profissional.

Como fazer a escolha de uma nova carreira?
Existem 3 tipos de carreira: aquela por escolha, depois de fazer uma análise do mercado e as possibilidades que ela oferece, a por necessidade, aqui o setor financeiro pesa bastante e a por vocação. Porém nós chamamos a atenção, que nem sempre se é bom naquilo que gosta, e isso pode resultar em uma necessidade de migração e demanda dobro de energia para a mudança. No Brasil, há uma rotatividade maior de profissionais em busca de melhores oportunidades, principalmente no setor de tecnologia.
A última é carreira por vocação, que é aquilo que você nasceu para fazer. Alguns cargos acabam afastando quem não é vocacionado para a profissão. É o caso do policial, por exemplo. Por mais que você tenha admiração pelo tipo de profissão, “o simples fato de gostar não irá te sustentar nela”.
Portanto, para fazer a escolha de uma nova carreira, é preciso avaliar os aspectos mencionados acima. Estabeleça também quais são os seus propósitos no novo trabalho. Estabelecer objetivos, se preparar financeiramente, saber quais passos tomar na direção correta, é outro fator importante nessa transição. Dessa forma, será mais fácil realizar os próximos passos da sua mudança.
Isso faz, com que se torne mais real o desejo de começar algo novo em outra área ou em outro país– ou abrir a sua própria consultoria, por exemplo. Seja qual for o seu objetivo
1. Reflita.
2. Pense em Possibilidades.
3. Escolha as experiências.
4. Meça o progresso.

Alessandra Souza-Kunzmann é co-fundadora da Think-Pair-Share Consultoria de Idiomas, atuou com assistente de projetos em empresas na Alemanha e customer attendant na Inglaterra e atualmente presta consultoria voltada para Gestão do Conhecimento em Pequenas e Médias empresas no Brasil.

Think Pair Share

COMECE A PENSAR EM OUTRO IDIOMA.

A Think-Pair-Share oferece uma série de cursos de Inglês, Alemão e Português para estrangeiros que fará  você interagir, trabalhar e se conectar em outra língua.

FALE CONOSCO

sua mensagem será respondida mais breve possível, obrigado pelo contato.

Think Pair Share

Rod. José Carlos Daux, 4633/206
Saco Grande | Cep: 88032-088
Florianópolis - SC

CONTATOS:

contato@thinkpairshare.com.br
Whatsapp: (48) 99999-6752

Fale Conosco pelo WhatsApp