Think Pair Share

Use e abuse da criatividade na aprendizagem de um novo idioma

Muitos especialistas discutem atualmente, qual é o melhor caminho a ser tomado, para a aprendizagem de um novo idioma dando muitas dicas, uma vez que muitos cursos de idiomas acabam falhando no seu objetivo principal: mudar comportamentos para a aprendizagem de uma língua. "Para muitos adultos este processo de aprendizagem é extremamente difícil, apesar da sua motivação, sua inteligência e tempo gasto, que incluem tentativas com diferentes metodologias, eles não conseguem dominar a língua de maneira satisfatória e nem desenvolver sua competência comunicativa na língua estrangeira". (BOGAARDS, 1988).

O que muitos não sabem é que esta dificuldade em absorver um outro idioma é reflexo da expertise em aprender a aprender. Na Alemanha e em outros países da Europa já existe um campo de estudo neste sentido em que o aprendiz é o gestor do seu próprio conhecimento e já está sendo aplicado nos programas de formação profissional e até mesmo nos ambientes de trabalho. Este campo de estudo é nada mais que nada menos, o tutor dá autonomia para seu aprendiz com base nas suas habilidades e competências. Mas, o que fazer para adquirir mais autonomia no trabalho e para turbinar a capacidade de aprender uma língua estrangeira?

1. TENHA UMA META
Aprender uma nova língua não é fácil! Muitos vezes temos que passar por situações que não nos sentimos confortáveis. Por exemplo: seu chefe precisa que você negocie com clientes dos Estados Unidos e você tem medo de se expressar em inglês ou o seu inglês de escola não é suficiente. Mas você não quer fazer feio e almeja uma nova posição na empresa. O seu grande obstáculo é sair da zona de conforto em um curto prazo de tempo. Com um objetivo em mente é mais rápido e fácil, até mesmo na escolha do material didático e no conhecimento prévio das suas habilidades. 
2. TRAGA O IDIOMA PARA O DIA A DIA DE TRABALHO
Aprender um idioma demanda tempo, paciência e muita determinação. Tente mudar o seu modo de pensar! Não existe atualmente uma divisão de tempo, hora de trabalhar e hora de estudar. Você trabalha aprendendo "on the job". Mude sua linguagem do seu navegador, tablete e celular. Se você trabalha em uma empresa com fornecedores no exterior fica mais fácil ainda. Aproveite esta oportunidade! Entre em contato com seus fornecedores, comece a escrever e-mails, pedidos de compra na língua desejada. Tente usar o Skype para facilitar mais ainda a sua comunicação. 

3. USE E ABUSE DO INTERNACIONALISMO 
As línguas estrangeiras tem geralmente suas similaridades, principalmente as anglo-saxônicas, que são os cognatos por exemplo "cocktail", "taxi", "radio" e "kommunikation". No japonês percebemos também algumas similaridades com a língua portuguesa: sabato サバトe em português sábado, temos também kapitan 甲比丹・甲必丹 e em português capitão. Para facilitar ainda mais o seu aprendizado, tente fazer uma lista com os cognatos usados no dia a dia e coloque-a na sua mesa de trabalho. Se for o inglês a língua desejada, então ótimo fica mais fácil ainda. 
4. BUSQUE FONTES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM
De onde vem o seu conhecimento? Dos livros, do contato com outras pessoas de outras culturas, através das redes sociais, de viagens, do ambiente de trabalho, de músicas e filmes atuais? Você já parou pra pensar do que você mais gosta de fazer? Que tal conciliar as duas coisas e as duas se tornaram prazerosas. 
5. COMO VOCÊ APRENDE MELHOR?
O conteúdo para a aprendizagem de uma língua não vem pronto. Você define como quer transformá-lo, mas para isso você tem de saber o que facilitará a sua imersão na língua. Existe neste processo uma interação constante entre as suas inteligências e a sua meta. Por exemplo: se você tem uma inteligência espacial, quer dizer que você aprende mais interagindo com vídeos, situações diversas e objetos concretos ou linguística por exemplo, você terá mais facilidade em participar de aulas de conversação e escrita e assim por diante. 
Alessandra Souza-Kunzmann é co-fundadora da Think-Pair-Share Consultoria de Idiomas, atuou com assistente de projetos em empresas na Alemanha e customer attendant na Inglaterra e atualmente presta consultoria voltada para Gestão do Conhecimento em Pequenas e Médias empresas no Brasil.

Think Pair Share

COMECE A PENSAR EM OUTRO IDIOMA.

A Think-Pair-Share oferece uma série de cursos de Inglês, Alemão e Português para estrangeiros que fará  você interagir, trabalhar e se conectar em outra língua.

FALE CONOSCO

sua mensagem será respondida mais breve possível, obrigado pelo contato.

Think Pair Share

Rod. José Carlos Daux, 4633/206
Saco Grande | Cep: 88032-088
Florianópolis - SC

CONTATOS:

contato@thinkpairshare.com.br
Whatsapp: (48) 99999-6752

Fale Conosco pelo WhatsApp