Think Pair Share

Está de malas prontas para Berlim? Observe então as dez dicas básicas:


Think Pair Share

Os primeiros meses em um novo país podem ser bem excitantes e ao mesmo tempo demandar muita energia em aprender novas regras, costumes e valores.

 

Selecionei 10 pontes básicos, para facilitar sua vida lá fora:

 

Se você está se preparando para mudar para Alemanha, tome o seu tempo para organizar com antecedência, uma lista completa do que precisa ser feito para não deixar nada para trás e para facilitar a sua adaptação no país. Nós aconselhamos levar em consideração alguns pontos básicos:

 

1. Pesquise, pesquise e pesquise

Primeiramente, pesquise o máximo que puder na internet, nos livros de curiosidade, vá até as livrarias e sebos e procure por dicionários de bolso, pequenos guias de conversação, que certamente, facilitarão a sua adaptação à nova cultura e a aprendizagem de uma nova língua.

 

2.   Pesquise onde vai morar e o que o bairro tem a oferecer

Existe em Berlim uma grande variedade de supermercados como Edeka, Kaisers oder Real, que oferecem frutas e verduras frescas. Existem redes também como Aldi, Lidl, Netto e Norma que são pequenos e oferecem preços mais em conta, porém a variedade não é tão grande. O interessante é que, apesar de serem redes distintas, eles ficam lado a lado. Mas se você quiser vivenciar uma outra atmosfera, visite um dos mercados locais que acontecem geralmente duas vezes na semana e inclusive aos sábados. Lá os preços são mais caros, porém a qualidade é muito boa. Um deles é o Bio - Oriental- mercado turco que acontece as terças e sextas-feiras na região de Kreuzberg. As drogarias como DM, Rossmann, Müller são as mais recomendadas para se comprar, além de produtos de higiene pessoal, vocês poderão encontrar uma variedade de produtos de limpeza e produtos orgânicos. Para crianças há uma excelente variedade de produtos de higiene pessoal e comidinhas. Lembre-se que a maioria das lojas, inclusive as de departamentos abre entre 9 e 10 horas da manhã e funcionam até às 20 ou 21 horas da noite, de segunda a sábado. Alguns supermercados já abrem mais cedo e alguns podem funcionar até às 22:00 horas (poucos funcionam até às 24 horas).

 

3.   Straßenbahn ou U-Bahn o que tomar?

Se existe uma estação de trem ou metrô próxima a sua casa, isto facilitará muito o seu deslocamento. Quando se for utilizar diariamente estes tipos de serviços, o melhor é comprar um ticket que poderá ser usado quando quiser. A rede de transporte público de Berlim é dividida em três zonas: A, B e C. A zona A é o centro expandido, e é onde se encontram as principais atrações turísticas de Berlim. Dentro da zona B está o aeroporto Tegel, enquanto o aeroporto Schönefeld e Potsdam (onde está localizado o palácio Sanssouci) ficam na zona C. Você poderá comprar os bilhetes de acordo com as zonas que você pretende utilizar. Não se esquece que tudo funciona pontualmente na Alemanha, não havendo atrasos. Uma vez que, na Europa é o melhor meio, de se deslocar, até mesmo entre os países que são muito próximos um de outro.

 

4.   Inscreva-se em um curso de línguas mais próximo de você

A sua adaptação à nova cultura vai depender de como você fala ou quão disposto você está para aprender a língua do país. O melhor é se inscrever logo em um curso de línguas. Em Berlim, por exemplo, existem vários cursos, desde opções gratuitas em Universidades como cursos que preparam você para o TestDaf e as provas do DSH no centro de Berlin. Você pode adquirir um conhecimento da língua antes de ir e pedir para fazer um teste de nivelamento logo ao chegar, para medir o seu nivel de conhecimento no idioma falado e escrito. Mas a melhor forma de aprender qualquer idioma é vivenciá-lo no seu dia a dia.

 

5.   Obtenha o mais rápido possível um telefone

Um telefone celular é essencial nos dias de hoje, você poderá ligar para qualquer pessoa a qualquer hora do dia. Com a tecnologia hoje faz-se necessário conectado com as pessoas do seu país de origem, mesmo através do WhattsApp. Selecionei três tópicos sobre o sistema de telefonia na Alemanha:

  •  Na Alemanha você não encontrará Wi-Fi grátis em muitos lugares além de cafés, então observe o plano que irá adquirir.

  • Na Alemanha não há interurbano, ou seja, ligações de e para qualquer parte da Alemanha têm o mesmo preço, e isso também vale para os planos de 3G pré-pagos.

  • Um plano de 1GB de tráfego mensal dá para usar por 2-3 semanas tranquilamente no seu smartphone ou tablete.

 

6.   Conheça bem a região e a sua vizinhança

Ande a pé pelo seu bairro, conheça onde ficam os supermercados, lojas e as farmácias. Existe um metrô ou trem de superfície próximo? Então ótimo, você poderá se deslocar mais facilmente, e quem sabe não tomar um Latte Machiatto no Alexanderplatz. Este é o melhor meio de conhecer o lugar onde irá morar.


7.    Vá-se acostumando ao novo fuso horário e ao clima europeu

Não se esqueça que existe uma diferença de fuso horário entre Brasil e Alemanha. No verão são 5 horas a mais do que no inverno em relação ao Brasil. Não se esqueça que a Alemanha também tem horário de verão igual ao Brasil. Em Berlim o período mais frio é de novembro a fevereiro e as temperaturas são mais altas entre os meses de junho a agosto.

 

 

8.   Seja agradável, educado e observador

Os primeiros meses em um novo país, especialmente um lugar estrangeiro, irá ser um pouco difícil, porém com muito aprendizado. A maioria das pessoas nascem e morrem próximas ao lugar onde nasceram. Você está experimentando uma realidade maravilhosa e única e que muitos não podem ter. Algumas vezes vão existir barreiras, mas que ao longo do trajeto serão superadas. Com esta nova experiência de vida, você terá uma possibilidade de ver um outro mundo e experimentar uma outra realidade distinta do seu país de origem.


9.   Permissão para sentir falta de casa .

É muito natural nos seis primeiros meses sentir falta da casa, dos amigos e do chopinho gelado com os amigos no bar da esquina. Você sabe que este é o lugar onde você nasceu construiu sua família e fez novas amizades. Mas lembre-se que novas oportunidades, amigos e experiências estão por vir.


10. Permissão para aceitar os altos e baixos

Se você já pensou em viver no exterior, ou já está de malas prontas, é bom começar a saber que virão os altos e baixos no processo de adaptação. Mas é importante enfatizar que cada pessoa vai reagir de uma forma diferente ao choque cultural. O clima, por exemplo, poderá ser uma grande dificuldade quando diferir muito, ao qual a pessoa está acostumada. O mesmo pode se dizer da comida do país e do idioma falado, que poderão se tornar uma barreira a sua integração ao novo país.

 

German Expat Guide

Think-Pair-Share – Consultoria de Idiomas provides services and information for expats. move to their host countries comfortably. 


Fale Conosco

Telefone: (048) 999996-752
Telefone: (048) 3365-3751
Email: contato@thinkpairshare.com.br
Endereço: Rod. Sc 401, 8600- Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis -SC, 88050-000